O islã - Conceito geral

domingo, 31 de agosto de 2014




Alcorão (livro sagrado do Islamismo).

O Islamismo é uma religião monoteísta, ou seja, acredita na existência de um único Deus; é fundamentada nos ensinamentos de Mohammed. Nascido em Meca, no ano 570, Maomé começou sua pregação aos 40 anos. Conforme a tradição, o arcanjo Gabriel revelou-lhe a existência de um Deus único.

A palavra islã significa submeter-se e exprime a obediência à lei e à vontade de Allah (Deus em árabe). Seus seguidores são os  muçulmanos, aqueles que se subordinam a Deus. Atualmente, é a religião que mais se expande no mundo, está presente em mais de 80 países.  Este vídeo dará uma bela introdução, ao assunto que iremos tratar partir de agora. Veja: 



O livro sagrado do Islamismo é o Alcorão, consiste na coletânea das revelações divinas recebidas por Maomé de 610 a 632. Seus principais ensinamentos são a onipotência de Deus e a necessidade de bondade, generosidade e justiça nas relações entre os seres humanos.

Após a morte de Maomé, a religião islâmica sofreu ramificações, ocorrendo divisão em diversas vertentes com características distintas. As vertentes do Islamismo que possuem maior quantidade de seguidores são a dos sunitas (maioria) e a dos xiitas. Suas principais características são:

Sunitas – defendem que o chefe do Estado mulçumano (califa) deve reunir virtudes como honra, respeito pelas leis e capacidade de trabalho, porém, não acham que ele deve ser infalível ou impecável em suas ações. Além do Alcorão, os sunitas utilizam como fonte de ensinamentos religiosos as Sunas, livro que reúne o conjunto de tradições recolhidas com os companheiros de Maomé.

Xiitas – alegam que a chefia do Estado muçulmano só pode ser ocupada por alguém que seja descendente do profeta Maomé ou que possua algum vínculo de parentesco com ele. Afirmam que o chefe da comunidade islâmica, o imã, é diretamente inspirado por Alá, sendo, por isso, um ser infalível. Aceitam somente o Alcorão como fonte sagrada de ensinamentos religiosos.

 Há cinco regras fundamentais para os muçulmanos:

  • Crer em Alá, o único Deus, e em Maomé, seu profeta;
  • Realizar cinco orações diárias comunitárias (sãlat);
  • Obedecer ao jejum religioso durante o ramadã (mês anual de jejum);
  • Ser generoso para com os pobres e dar esmolas;
  • Ir em peregrinação à Meca pelo menos uma vez durante a vida (hajj).


Em uma visão de fora, o Islã basicamente se resume basicamente à isso, mas sabemos que para quem vive o Islã, ele é muito mais que somente uma religião, pois o Islã emprega funções e influencia tanto na economia como na política de um País.




Fontes: Brasil escola










obs: Pág:168, Questão -3

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.
You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "
 
O mundo Islâmico - by Templates para novo blogger